A Câmara Municipal das Velas conta com um orçamento de 9,2 Milhões de Euros para o ano de 2023. O Orçamento e as Grandes Opções do Plano da autarquia velense foram aprovados na passada segunda-feira, em reunião ordinária da Assembleia Municipal das Velas.
De acordo com Luís Silveira, o presidente do Município, este é “um orçamento ambicioso, realista e exequível”, fruto daquela que considerou ser a boa capacidade de gestão da autarquia.
O autarca velense reforçou que este continua a ser, a par dos anos anteriores, um “orçamento amigo das famílias”, defendendo que é o “orçamento com menor carga fiscal sob as famílias dos 19 concelhos dos Açores”.
É igualmente um orçamento com uma grande marca social, segundo Luís Silveira.
Luís Silveira evidenciou ainda algumas das grandes obras que estão previstas para 2023.
O Presidente do Município das Velas considerou, no entanto, que o maior flagelo continua a ser, sem dúvida, a perda populacional, algo que é transversal a praticamente todos os concelhos da região e até do país, com o autarca a reiterar as medidas do Município velense para tentar combater esta situação.
Os documentos orçamentais da autarquia foram aprovados sem nenhum voto contra da oposição, sendo que CDS-PP e PSD votaram a favor em conjunto com um deputado municipal do PS e os restantes membros da bancada municipal do PS e CDU abstiveram-se.
RL Açores