O Município continua a registar uma evolução positiva na Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos desde 2018, altura em que adotou uma forte aposta na promoção da Recolha Seletiva no Concelho, tendo-se vindo a registar um aumento substancial de resíduos recicláveis.
De acordo com nota de imprensa enviada pela autarquia, em 2022, e com base nos números disponibilizados pelo SRIR (Sistema Regional de Informação sobre Resíduos), o Município atingiu os 25,22% de taxa de Recolha Seletiva com um total de 500,50 toneladas de resíduos recolhidos. O Vidro foi o resíduo com maior recolha com 174,70 toneladas, seguido das Embalagens com 174,46 e do Papel com 151,34.
Em termos dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) não reciclados, em 2022 foram recolhidos de forma indiferenciada 1485,26 toneladas.
Para a Autarquia velense, estes são dados que demonstram que o trabalho que tem sido feito pelo Município, em matéria de promoção da reciclagem, está no rumo certo.
De recordar que a gestão dos resíduos é uma forte preocupação do Município das Velas, sendo que, para a edilidade, promover a reciclagem é fundamental para garantir um futuro promissor em termos ambientais e de qualidade de vida da população.
CMV/RL