O Município de Velas, em articulação com o Governo dos Açores por via do IROA. S.A., desenvolvem esforços no sentido de lançar uma empreitada considerada muito desejada já há alguns anos, que é a pavimentação do Caminho de acesso ao Farol dos Rosais, o qual tem uma extensão na ordem dos 6km e que está classificado como via principal e estrutural no âmbito do Perímetro Agrícola Sto. Amaro/Beira/Rosais.
Esta via foi construída na década 60, pelo Estado Português. Na altura foi considerada como Via Militar, tendo a sua construção o propósito de acesso ao Farol o qual na altura foi considerado a infraestrutura deste género mais moderna do País e tecnologicamente mais avançada, recorda a autarquia em nova enviada às redações.
Hoje em dia, segundo o Município, esta via, para além do acesso agrícola, sendo esta a maior Bacia Leiteira do Concelho de Velas, tem uma forte componente turística, onde para além do Farol, implantado em plena Rede Natura 2000, tem ainda a última Vigia da Baleia que funcionou no Triângulo São Jorge/Pico/Faial e de onde se pode vislumbrar em simultâneo as cinco Ilhas do Grupo Central, com as Ilhas do Pico e Faial a Sul e Terceira e Graciosa a Norte.
Para o Presidente do Município esta é uma intervenção que tarda em realizar-se, acreditando que depois de tantas promessas será desta vez que a obra irá avançar, deixando uma palavra de agradecimento e reconhecimento ao Governo dos Açores, na pessoa do Seu Presidente, pelo empenho pessoal e político na concretização de tão importante e estruturante investimento para a Ilha de São Jorge.
CMV/RL Açores