A Câmara Municipal das Velas vai adquirir habitações em ruinas pelas freguesias do concelho para as recuperar e depois atribuir a famílias sem casa própria e com necessidade de uma habitação digna. A informação foi avançada na última reunião da Assembleia Municipal das Velas por Luís Silveira.
O presidente da autarquia falava no âmbito de uma questão levada pelo deputado da bancada municipal socialista, João Paulo Silva, sobre a realização do Diagnóstico Social do Concelho, tendo Luís Silveira explicado que no âmbito de um Diagnóstico do Parque Habitacional do concelho, a Câmara Municipal efetuou uma candidatura ao programa nacional “1ºDireito”.
A candidatura na ordem dos 3,8ME já foi aprovada e já foram inclusive identificadas as famílias que irão beneficiar desta medida, tendo sido auscultadas juntas de freguesia, casas do povo e IPSS do concelho.
Luís Silveira explicou ainda como se irá processar esta medida, desde à aquisição das ruínas, reabilitação do património e permanência das famílias nas suas freguesias.
O autarca velense fez saber ainda que o projeto ainda não avançou, porque há a possibilidade que o mesmo transite para o PRR, o Plano de Recuperação e Resiliência, fazendo com que este seja financiado a 100%.
O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.