Nomeação de quatro elementos da Assembleia Municipal das Velas para o Conselho de Ilha gera polémica (c/áudio)

Na última reunião da Assembleia Municipal das Velas, que ainda decorreu em 2021, constava do período da ordem do dia a eleição de quatro deputados municipais para terem assento no Conselho de Ilha de São Jorge. O assunto acabou por gerar alguma polémica, uma vez que não houve consenso na escolha dos elementos, tendo ficado a CDU de fora, não tendo, por isso, representação no Conselho de Ilha.

Ora, a CDU tem um deputado municipal na Assembleia Municipal de Velas e no último mandato tinha tido assento no Conselho de Ilha, mas desta vez a votação foi diferente. Os nomes propostos foram Mário Soares e Fernandino Simas, do CDS-PP, João Paulo Oliveira, do PS e Renato Bettencourt, do PSD. Lista esta que acabou por ser favoravelmente votada pelo Grupo Municipal do CDS-PP, tendo recebido o voto contra da restante oposição, nomeadamente PS, PSD e CDU.

A deputada socialista Ana Paula Soares justificou o voto contra do seu partido, frisando não fazer sentido que havendo quatro forças políticas na Assembleia Municipal, as mesmas não estejam representadas no Conselho de Ilha.

O PSD, pela deputada municipal Paula Sequeira Amarante, subscreveu o que foi dito pelo Grupo Municipal do PS.

Já Roger Sousa, do CDS-PP, que não concordou com as justificações da oposição para o voto contra, explicou que tudo se prende com a representatividade que o seu partido tem nesta Assembleia, dizendo que não está em causa a democracia.

A deputada municipal da CDU presente na reunião, Noélia Teixeira, lamentou esta decisão, afirmando não concordar, mas respeitar, considerando ainda que não pode ser só tida em conta a estatística, dando a entender faltar algum bom senso nesta situação.

O PS ainda interveio mais uma vez no âmbito desta discussão, com o deputado municipal João Paulo Oliveira a discordar da opinião do CDS-PP, dizendo mesmo que quantas mais forças políticas estiverem representadas no Conselho de Ilha melhor para a ilha e para o Concelho das Velas, mas em nada alterou a votação e a CDU acabou mesmo por ficar de fora do Conselho de Ilha de São Jorge.

 

 

 

LA/RL Açores

Deixe uma resposta