“Nos anos da crise a SATA teve um papel fundamental para garantir turistas nos Açores”, lembrou Francisco César

 

O Grupo Parlamentar do PS destacou que a SATA teve um papel fundamental na manutenção de fluxos turísticos para os Açores, numa época em que a austeridade afetou gravemente o mercado nacional, o nosso principal emissor de turistas.

A posição foi defendida por Francisco César, que falava no parlamento açoriano, na cidade da Horta.

O deputado socialista frisou que “durante os anos de crise, enquanto o PSD andava a gritar por mais turistas do continente português, que era o nosso maior mercado, o Governo dos Açores assumiu que a companhia aérea tinha um papel social a desempenhar no combate à crise, que deveria trazer fluxos turísticos para os Açores, para que o nosso tecido turístico e a nossa economia pudessem enfrentar melhor as dificuldades, fazendo-o de uma forma responsável, sempre que a companhia tivesse a capacidade de ir buscar a outras rotas as receitas suficientes para cobrir esses prejuízos”.

“A verdade é que durante este tempo em que houve prejuízos, a SATA conseguiu trazer aos Açores mais de 60 milhões de euros, que foram introduzidos na nossa economia regional”, lembrou o socialista.

Francisco César recordou que “o PSD tem um passado com a SATA que não os deve orgulhar, porque levaram a companhia praticamente à falência e ao ponto de necessitar e tratamento urgente”, aconselhando os social-democratas a “ir falar com os empresários das rent-a-cars ou dos hotéis e perguntar se por acaso o trabalho que a SATA fez não foi essencial para a nossa terra e a nossa economia?”.

O deputado socialista estranhou que a oposição teime em atribuir o crescimento do turismo única e exclusivamente à liberalização do espaço aéreo, frisando que a “Alemanha cresceu 62%, a Bélgica cresceu 55%, os EUA tiveram um crescimento de dormidas na ordem dos 96% e o Canadá de 66%, quando as low cost não voam para esses destinos”.

“O Turismo cresceu desde janeiro deste ano na ordem dos 19.3%, mas o PSD, com a sua memória seletiva, não fala destes números, porque consideram que tudo o que é bom para os Açores é mau para o PSD”, lamentou o deputado do PS, Francisco César.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta