Apesar de nesta altura do ano, a denominada época baixa do Turismo em São Jorge, ainda não se registar uma grande afluência de turistas à ilha, já há melhorias em relação ao ano passado a nível das reservas em alojamentos turísticos.
A RL Açores esteve à conversa com Sandro Almeida, o proprietário do Hotel São Jorge Garden, que referiu que, apesar de as reservas em março terem diminuído em relação a 2022, janeiro e fevereiro foram meses melhores quando comparados com o ano anterior e a expetativas para o verão também são boas.
Sandro Almeida considera mesmo que tendo por base o historial a nível de turismo de anos anteriores, nesta época do ano, os números estão dentro do normal para a ilha de São Jorge.
Já António Pedroso vê as coisas de uma forma mais negativa, considerando mesmo que tem menos reservas este ano do que em 2022, considerando que estes têm sido meses muito fracos. Contudo, o verão apresenta muita procura, mas o proprietária da Casa do António e da Agência de Viagens Aquarius diz que três meses não chegam para a sobrevivência do setor.
António Pedroso refere que o aumento do turismo na região é real, mas reflete-se nas ilhas com gateways e não em ilhas como São Jorge, considerando que os turistas acabam por não chegar a estas ilhas mais pequenas. O empresário jorgense considera mesmo que não se vê movimento nas ruas.
António Pedroso acabou mesmo por enaltecer a iniciativa da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo com as “Escapadinhas” que no mês de novembro de 2022 veio trazer muitos turistas a São Jorge, algo que espera que volte a acontecer este ano de modo a combater a sazonalidade do turismo que tanto se faz sentir nesta ilha.
A RL Açores também esteve à conversa com um empresário com negócios na Restauração, Alojamento e Rent-a-car. Fernando Soares, com um Restaurante, um Alojamento e uma Rent-a-car, localizados no centro da Vila das Velas, considerou que esta época tem sido muito fraca.
Fernando Soares considera mesmo que devia ser dada uma atenção especial às ilhas mais pequenas nesta denominada época baixa.
Contudo, as expetativas para o Verão são muito boas, segundo o empresário jorgense.
RL Açores