“Os contributos de centenas de Açorianos enriquecem o Programa de Governo do PS/Açores”, destacou Vasco Cordeiro

No dia em que se celebraram os 40 anos das primeiras eleições legislativas regionais nos Açores, o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, recebeu os contributos reunidos no processo participativo “A Força da Autonomia somos todos nós”, que incluiu conferências em todas as nossas nove ilhas e a recolha de ideias online.

Perante um Teatro Micaelense com casa cheia, Vasco Cordeiro agradeceu aos coordenadores das conferências – Rui Bettencourt e Vanessa Blétière, enaltecendo também a “participação livre e descomprometida dos cidadãos no debate e nas escolhas que temos pela frente. O líder do PS/Açores destacou que o compromisso do PS com os Açorianos se baseia “numa relação de confiança e numa visão para o futuro, participada e partilhada por cada vez mais Açorianos com ideias claras, com propostas e soluções concretas, que não se ficam pelo mero diagnóstico ou pelo exercício fácil da crítica estéril ou destrutiva”.

Vasco Cordeiro considerou que a legislatura que agora se conclui foi marcada por uma “intensidade particular”, que “pôs à prova a capacidade da nossa Autonomia, bem como a capacidade de resistência e a tenacidade dos Açorianos”, ao longo de quatro anos “desafiantes, mas mobilizadores; intensos, mas gratificantes”.

O Presidente do PS/Açores lembrou que os Açorianos foram vítimas de uma crise internacional e de um Governo da República do PSD “de políticas cegas e de de chumbo”, frisando que, mesmo perante essas condicionantes, o Governo dos Açores “procurou acudir e defender os Açorianos, até ao limite das suas competências e dos seus recursos”.

“Apresento-me hoje aqui, perante vós e perante as Açorianas e os Açorianos, não só pelo muito que foi feito, apresento-me perante vós para fazer o que ainda falta ser feito”, anunciou Vasco Cordeiro, assumindo a “ambição de querer deixar o legado de uns Açores melhores para as gerações seguintes de Açorianos”.

O líder dos socialistas Açorianos frisou que, ao longo dos últimos quatro anos, os Açores conseguiram “aumentar a taxa de conclusão do ensino básico em mais de 16% e reduzir em 15 % a taxa abandono escolar precoce;  aumentar em cerca de 20% o número de cirurgias e de consultas e em 15% o número de médicos disponíveis para zelar pela saúde dos Açorianos”.

Vasco Cordeiro sublinhou também que, nos últimos 4 anos, o Governo dos Açores “reforçou uma notável parceria com as instituições particulares de solidariedade social, garantido respostas a mais de 45 mil açorianos, através de mais de 600 valências”, com o executivo regional a investir “cerca de 20 milhões de euros nas respostas para cidadãos com necessidades especiais e cerca de 60 milhões de euros no apoio à realização do direito a uma habitação condigna, para cerca de 4500 famílias açorianas”.

No setor primário, Vasco Cordeiro realçou que, nesta legislatura, foram investidos cerca de 120 milhões de euros no apoio às explorações agrícolas e que o Governo dos Açores contribuiu para que o preço médio do pescado em lota tenha aumentado mais de 20%”.

Outros pontos marcantes para o Presidente do PS/Açores foram a “redução da taxa de desemprego em em mais de 30%” e a “ajuda que o Governo dos Açores deu na criação de perto de 6000 novos empregos e de 750 novas empresas privadas”.

Vasco Cordeiro frisou, ainda, a forma rigorosa e cuidada com que a Região Autónoma dos Açores tem gerido as suas finanças públicas e desafiou a juventude Açoriana a integrar “este combate pela realização de um sonho entusiasmante e motivador que é o de, no dia a dia, construirmos uma Região cada vez mais desenvolvida, do Corvo a Santa Maria”.

Vasco Cordeiro destacou que o PS/Açores tem desenvolvido um “intenso trabalho de diálogo permanente, com os parceiros sociais, com as forças vivas da nossa sociedade”, procurando “apresentar as melhores soluções para os desafios com que estamos confrontados, em sintonia com as aspirações e as preocupações das Açorianas e dos Açorianos”.

“Esta relação de confiança que temos com os Açorianos é um dos mais valiosos ativos do património do PS/Açores. É assim que temos feito. E é assim que queremos continuar a fazer”, garantiu o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.

Refira-se que as eleições regionais decorrem no próximo mês de outubro.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta