Passageiros de transporte marítimo nos Açores aumentam 75% nos primeiros sete meses de 2021 – São Jorge com aumento significativo de turistas (c/ áudio)

Em notícia avançada pelo Jornal “Açoriano Oriental”, o número de passageiros desembarcados nos Açores em transportes marítimos aumentou cerca de 75% nos primeiros sete meses de 2021, em comparação com 2020, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

De acordo com o SREA, entre janeiro e julho de 2021, desembarcaram nos Açores 223.490 passageiros, em transporte marítimo, quando em igual período de 2020 tinham sido apenas 127.759. Foram mais 95.731 passageiros, o equivalente a 75%, aproximadamente.

A ilha do Pico é a que contabiliza, até ao momento, mais passageiros desembarcados em 2021, com um total de 102.954, seguindo a tendência dos anos anteriores.

Em São Jorge, também se assistiu a um aumento significativo do número de turistas.

Em conversa com a Rádio Lumena, o empresário Fernando Soares, que é dono de duas rent-a-car, um hotel e um restaurante no Concelho de Velas, diz que não se lembra de ver um ano com tanto fluxo turístico na ilha como 2021. Apercebeu-se também que a maior parte destes turistas vêm da Itália e de Portugal Continental.

Fernando Soares acredita que este fenómeno deve-se à grande publicidade dos Açores para turismo e também ao facto de ter havido poucos casos de covid-19 nas ilhas do triângulo.

O mês de agosto já passou mas os carros da rent-a-car de Fernando Soares continuam todos alugados, a casa de turismo não tem quartos livres, e o mesmo diz que não se observou ainda a uma queda do fluxo turístico, não havendo vagas até meados de setembro e já foram feitas algumas reservas para o mês de outubro.

Porém, um grande problema que enfrenta o setor do turismo é a enorme falta de mão-de-obra. O empresário afirma que quando começar a preparar o ano de 2022, terá de ir buscar mão-de-obra fora da Ilha.

No total, as duas rent-a-car, o restaurante e o hotel de Fernando Soares empregam 26 pessoas. O empresário disse ainda que devido à falta de mão-de-obra, agora tem agora de fechar o restaurante ao domingo.

Grandes perspetivas para o próximo ano, no âmbito do turismo, Fernando Soares prevê aumentar a frota nas rent-a-car, tendo um total de 93 carros, e também aumentar a mão-de-obra em todas as empresas que detém ligadas ao turismo.

Dono da rent-a-car “Azorean Way”, do hotel e rent-a-car “Soares Neto”, e do restaurante “São Jorge”, Fernando Soares falou com a Rádio Lumena, fazendo um balanço de 2021 e também uma perspetiva para o turismo no próximo ano em São Jorge.

Dados estatísticos: Jornal “Açoriano Oriental”

Laura Cabral/ RL Açores

Deixe uma resposta