
O Município de Velas viu o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025 aprovados, por maioria, na última reunião da Assembleia Municipal. O Orçamento do Município de Velas para o exercício de 2025 apresenta o valor total de €12.859.380, repartido entre a receita corrente e a receita de capital.
Para o Presidente do Município este é um orçamento realista, sendo igualmente rigoroso, permitindo a prossecução de uma estratégia de contenção, que possibilita o equilíbrio orçamental, mas também a realização das obras e a atribuição de inúmeros apoios a nível social e recreativo.
Este é um Orçamento que prevê a realização de inúmeras obras, mas, sobretudo, a realização de candidaturas ao novo Quadro Comunitário de Açores2030 e ao PRR no caso do 1º Direito (habitação), visando uma série de investimentos nos mais diversos setores e áreas, nomeadamente social, cultural, recreativo e desportivo, mas também na criação de mais e melhores condições de vida de forma generalizada aos munícipes.
Para além do investimento previsto, este orçamento, segundo Luís Silveira, continua a ser amigo das famílias, mantendo o IMI nos mínimos, bonificando as famílias com filhos, devolvendo-lhes a totalidade das receitas próprias do Município em sede de IRS, permitindo-lhes beneficiar de um melhor rendimento mensal, sendo mesmo o Município da Região com a menor Carga Fiscal para as famílias e empresas.
Mas este é também um Orçamento que visa aumentar o apoio social, por via do significativo valor na atribuição de Bolsas de Estudo aos Jovens do Concelho, o apoio à Natalidade, bem como a manutenção do apoio de um Corpo Permanente de Primeira Intervenção para Socorro à População por via dos Bombeiros, mas também a disponibilidade orçamental para continuar a apoiar as instituições.
O PS afirma concordar com algumas ações propostas neste orçamento, no entanto, considera que há medidas em falta, nomeadamente em relação ao decréscimo da população no concelho.
RL/CMV