Presidente da Assembleia apela a jovens do secundário para que prossigam estudos nos Açores e depois regressem às suas ilhas

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, lançou três apelos aos jovens do ensino secundário presentes na sessão regional do Parlamento dos Jovens, que teve lugar na cidade da Horta, no sentido de prosseguirem estudos superiores, de preferência na Universidade dos Açores, regressando depois às suas terras.

Falando na cerimónia de abertura para um plenário repleto de jovens prestes a terminar o ensino secundário, o Presidente incentivou os alunos a prosseguirem estudos, porque a região precisa “de mais jovens a frequentar o ensino superior”, e pediu-lhes, em segundo lugar, que, se for possível, prossigam esses estudos na Universidade dos Açores, porque “ela se fortalece com a participação” de mais alunos.

O terceiro apelo lançado pelo Presidente da Assembleia foi para não fecharem “a porta ao regresso” quando terminarem os estudos superiores. “Voltem, porque as nossas ilhas e as nossas terras precisam do vosso contributo para se desenvolverem e para contrariarem o despovoamento que afeta muito dos nossos territórios”, pediu.

Sublinhando a atualidade do tema em debate na sessão de hoje, dedicada à saúde mental, tal como na sessão do ensino básico decorrida na véspera, o Presidente Luís Garcia voltou a sublinhar a necessidade de contar com ajuda dos jovens para fazer face aos crescentes problemas de saúde mental que afetam a nossa região.

Se precisámos do contributo e responsabilidade de todos para combater a Covid-19, também agora precisamos da ajuda de todos para este combate à pandemia da saúde mental, que vivemos mesmo nas camadas mais jovens”, acrescentou.

O Presidente do Parlamento açoriano falou ainda sobre a importância do projeto do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa dos Açores e o Governo Regional dos Açores, através das Direções Regionais da Educação e da Juventude.

Esta é uma experiência que repito de grande importância e muito enriquecedora para todos. E espero, muito sinceramente, que lance em todos a semente da cidadania ativa”, afirmou. Nós precisamos de uma sociedade com cidadãos participativos e cidadãos ativos. E a participação dos jovens nas nossas sociedades, seja na vida cultural, desportiva, social ou económica, enriquece as nossas comunidades”, acrescentou o Presidente Luís Garcia.

Recorde-se que a sessão regional do Ensino Secundário, decorrida hoje no Plenário da ALRAA, constitui a segunda fase do projeto Parlamento dos Jovens, com vista ao apuramento do Projeto de Recomendação e das Escolas que irão representar o Círculo dos Açores na sessão nacional do secundário, a ter lugar na Assembleia da República, nos próximos dias 29 e 30 de maio.

ALRA/RL Açores