Presidente do Governo valoriza antena do teleporto de Santa Maria e oportunidades de futuro para a ilha

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve na passada segunda-feira na ilha de Santa Maria, a participar numa série de eventos referentes ao desenvolvimento de um ecossistema espacial e valorizando, por exemplo, a inauguração da antena de 15 metros do teleporto.

“É um dia de alegria, de realizações”, disse o governante à margem da inauguração da antena, situada no Monte das Flores, no concelho de Vila do Porto.

O investimento da antena foi de 2,7 milhões de euros, divididos entre fundos regionais e a contribuição portuguesa para a Agência Espacial Europeia.

A implementação do projeto, concretizou José Manuel Bolieiro, atesta a importância da “união de objetivos” para que seja “valorizado o território e as oportunidades do futuro no diz respeito a investigação, inovação e aplicação da ciência”.

José Manuel Bolieiro reiterou na ocasião o que havia dito de manhã, num evento promovido pela Portugal Space na ilha: o desenvolvimento de um ecossistema espacial em Santa Maria vai valorizar a ilha e toda a Região, com a captação de talentos e a valorização de recursos.

A ilha pode ter “nesta nova economia, nesta nova indústria”, um papel decisivo, e representar o reforço da presença da Europa nos Açores “e dos Açores, e Santa Maria, na Europa e no Mundo”.

O governante deixou uma palavra de incentivo aos marienses, dizendo haver um “comprometimento” de todos para que a oportunidade espacial em Santa Maria “valorize, não prejudique e eleve” a ilha Açoriana.

Todos os componentes de segurança e preservação ambiental serão acautelados, garantiu ainda José Manuel Bolieiro.

“Acredito em Santa Maria e acredito que os marienses sabem valorizar o potencial deste projeto”, prosseguiu.

José Manuel Bolieiro esteve em Santa Maria na segunda-feira acompanhado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Imagem: GACS

GACS/RL Açores

Deixe uma resposta