Presidente do Governo visitou Exposição Permanente do Museu Francisco de Lacerda, na Calheta

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou esta segunda-feira a Exposição Permanente do Museu Francisco de Lacerda, na Calheta, em São Jorge, um “dia de alegria” e de consolidação do destino Açores na vertente da sustentabilidade.

“Hoje é um dia de alegria. Finalmente temos no Museu Francisco de Lacerda a possibilidade de termos uma Exposição Permanente com três áreas temáticas que marcam como referência. A ilha, geografia e população, o tema da música e a referência da indústria conserveira”, assinalou o governante.

São Jorge, com a exposição, tem assim uma nova mais-valia para os turistas, com “conteúdos de história que orgulham” os Açores e as populações locais.

“Vamos ter o reconhecimento de que somos um arquipélago de sustentabilidade, que atrai os mais novos e os menos novos”, prosseguiu o Presidente do Governo.

O nível da música açoriana é composto por quatro salas: uma de música popular, que homenageia a viola da terra e as manifestações musicais, religiosas e profanas; uma sala da música erudita, que terá uma apresentação regional, com especial ênfase nos seus protagonistas açorianos e nos seus órgãos espalhados pelo arquipélago; o Maestro Francisco de Lacerda é destacado como “O Europeu”, considerando a sua carreira internacional, embora sem nunca esquecer a ilha natal; por fim, existe também uma  sala dedicada às bandas filarmónicas, tão queridas na ilha e que, ainda hoje, são sobreviventes e percussoras do nosso património imaterial musical.

Já o segmento dedicado à indústria conserveira engloba três salas, e pretende enquadrar esta antiga unidade fabril no contexto regional da indústria conserveira, que sempre se desenvolveu em rede, não sendo confinada a nenhuma ilha.

Recorde-se que o Museu Francisco de Lacerda está implementado nos terrenos e no edifício industrial da antiga Fábrica de Conservas Marie d’Anjou, situados em frente ao porto da Calheta.

 

 

 

 

GRA/RL Açores