A Casa de Repouso João Inácio de Sousa (CRJIS) é a instituição de enquadramento responsável pela implementação do projeto piloto intitulado “Programa Novos Idosos” na ilha de São Jorge.
O Programa Novos Idosos visa assegurar uma resposta social de proximidade, diferenciada, que permita aos idosos continuarem a viver em sua casa e na sua comunidade. O presente programa destina-se a pessoas com 65 anos ou mais, que beneficiem do complemento por dependência de grau I ou II, ou que se encontrem em situação análoga, que vivam sozinhas ou que coabitem com familiares nas situações em que as respostas sociais e familiares existentes se revelem insuficientes para satisfazer as suas necessidades.
Será atribuído a cada novo idoso um apoio mensal, não reembolsável até ao montante de 948€, para contratação de Cuidador Domiciliário e concretização do Plano Individual de Cuidados. Este projeto conta com a intervenção de uma Equipa Técnica Local (CRJIS), entidade facilitadora, com papel de esclarecimento, apoio, interação, acompanhamento e avaliação do Programa.
Nesta fase de implementação do projeto piloto, estão disponíveis 5 vagas para o concelho das Velas e 5 vagas para o concelho da Calheta.
O prazo de candidatura decorre de 30 de agosto a 13 de setembro do presente ano.
A candidatura é efetuada com o preenchimento e entrega do modelo de candidatura e os documentos na portaria nº 49/2024 de 15 de julho, junto da CRJIS. O prazo de candidatura decorre de 30 de agosto a 13 de setembro do presente ano.
Para mais informações, contate a instituição de enquadramento, a Casa de Repouso João Inácio de Sousa, representante do programa em São Jorge.
RL