Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde começa a ser implementado

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social marcou presença na ação que marcou o início da implementação do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde, sendo que serão diversos os eventos previsto para o mês de outubro.

Neste evento, que decorreu na ilha Terceira, com uma miniassembleia para auscultar as necessidades concretas dos grupos envolvidos, Mónica Seidi afirmou que assim se consegue “fazer passar uma mensagem que tenha consequências”.

“Não basta dizer que o programa está implementado, e há essa preocupação de mandar mensagens às diversas faixas etárias. Hoje estamos com população idosa, mas também teremos, por exemplo, jogos com outro tipo de mensagens que queremos implementar nas escolas”, vincou.

O evento foi o primeiro de uma colaboração entre a Direção Regional de Saúde e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), que promove uma série de ações no âmbito da implementação do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde, onde estão previstas oito intervenções com conteúdos próprios e desenhados especificamente para a população alvo.

Pretende-se que a ação promova o envolvimento dos cidadãos com mais de 65 anos na tomada de decisões informadas e conscientes relativamente à sua saúde.

A governante reafirma, a este propósito, que “os cidadãos decidem tanto melhor quanto mais informação têm”.

Monica Seidi concretizou lembrando que trabalhar com a SPLS “é uma garantia de qualidade, uma vez que os seus profissionais têm formação altamente especializadas e a sua experiência no terreno é muito vasta”.

RL/GRA