O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que as medidas previstas no Plano e Orçamento para 2024 dedicadas aos funcionários públicos, nomeadamente no que refere às suas carreiras, vão garantir maior justiça a “milhares” de açorianos.
“O nosso propósito é investir nas pessoas e nos nossos funcionários públicos”, declarou o Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro falava em Ponta Delgada, à margem de uma visita às instalações e aos campos de experimentação dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.
O governante sublinhou que a proposta de Plano e Orçamento, que será debatida e votada na próxima semana, elimina as quotas do sistema de avaliação dos funcionários públicos e garante a redução do tempo para a progressão nas carreiras. Com esta medida, promove-se uma redução de 40% do tempo necessário para garantir a subida de uma posição remuneratória.
Para além disso, haverá um aumento de 5% da remuneração complementar.
“Apontamos para milhares de funcionários públicos que vão ver feita justiça à sua condição de carreira profissional de dedicada ao longo de muitos anos e que a expectativa de atingir o topo da carreira está muito diminuída”, prosseguiu.
E concretizou: “o que tem acontecido, por justiça, é que nós temos vindo a valorizar as carreiras mais diferenciadas, nomeadamente no domínio da saúde ou da educação. As restantes carreiras têm ficado aquém da justiça que merecem”, mas serão agora, com a aprovação do Plano e Orçamento, plenamente tidas em conta.
Acompanhado pelo Secretário Regional com a tutela da Agricultura, António Ventura, o Presidente do Governo teceu elogios a dezenas de trabalhadores dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, aproveitando para conhecer avanços feitos em áreas como o chá, por exemplo.
GRA/RL