O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, afirma que “o Faial tem orgulho em integrar o Clube das Mais Belas Baías do Mundo. É uma marca distintiva que poucos municípios podem ostentar e que leva o nome da Horta e dos Açores ainda mais longe”, acrescenta.
Para o autarca faialense, eleito para integrar a equipa diretiva presidida pelo francês Louis Thébault, “a presença da Baía da Horta na nova direção é uma oportunidade que temos de potenciar, pois permitirá estreitar relações e dar a conhecer a nossa baía, a ilha do Faial e os Açores a muitos outros países”.
O Município da Horta esteve presente no 16.º Congresso Mundial das Mais Belas Baías do Mundo, que decorreu entre os dias 09 e 13 de dezembro de 2022, no Camboja, país que ostenta a baía de Sihanoukville no restrito clube das mais belas baías.
A delegação integrou também o Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, facto que o edil salienta como “o reconhecimento por parte do governo quanto à importância da baía da Horta no contexto regional e nacional.”
“O Município agradece ao Governo Regional e ao senhor Presidente da Portos dos Açores, Comandante Rui Terra, a disponibilidade para acompanhar a autarquia neste desafio comum”, declarou.
Após a cerimónia oficial de abertura do Congresso, presidida pelo Primeiro-Ministro do Camboja, realizou-se a assembleia-geral da organização, na qual foi destacada a relação entre a cidade da Horta e a cidade francesa de Sables D’Ollonne, e a regata Les Sables – Les Açores – Les Sables, que em 2022 registou um número recorde de embarcações e deu à Baía da Horta um colorido ainda maior do que o habitual.
A presidência do Congresso deu o exemplo desta regata e da relação entre a Horta e Sables D’Ollonne como uma oportunidade a seguir por outros municípios no sentido de não apenas estreitar os laços, mas também projetar a nível local e internacional a sua relação com o mar.
Para o Presidente da Câmara Municipal “a divulgação do nome do Faial perante todas as cidades e países presentes é um aspeto relevante, pela oportunidade de dar a conhecer a nossa ilha a um público representativo de 4 continentes.
O edil faialense reconhece o trabalho realizado no passado e coloca agora o foco nos desafios para o futuro. “A integração na organização, desde 2012, resulta de um trabalho realizado pelo executivo de então, e dignifica e promove a ligação histórica do Faial com o mar. O desafio agora é perceber como potenciar este selo de qualidade a favor da valorização histórica, cultural e económica do Faial e dos Açores”, concluiu.
À margem do Congresso, o Presidente da Câmara reuniu com várias entidades, nomeadamente com o novo Presidente Louis Thébault, no sentido de perspetivar o futuro e os instrumentos para reforçar o papel da Horta no seio da organização.
GI CMH/ RL Açores