Um projeto do Centro de Oncologia dos Açores (COA) foi um dos vencedores do 1.º Concurso National Cancer Hub-PT (NCH-PT) 2024, referente a financiamento de projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB) na área do cancro.
Este é o resultado do projeto piloto para um programa de rastreio da infeção que causa cerca de 90% dos cancros gástricos.
Este programa foi implementado na Terceira com a coordenação do COA, que colaborou com as farmácias comunitárias da ilha, e teve o apoio da Associação Nacional de Farmácias e Associação de Farmácias de Portugal, bem como do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
Assim, foi possível rastrear cerca de dois mil utentes e proceder ao acompanhamento e possível erradicação da bactéria nos casos identificados como positivos, o que é particularmente importante porque a eliminação desta infeção pode reduzir o risco do cancro gástrico.
Posteriormente, o projeto também permitirá a recolha de evidências científicas que serão úteis para a concretização de uma estratégia de prevenção primária de cancro gástrico em Portugal, alinhando-se com os objetivos da Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro e do Plano Europeu de Luta Contra o Cancro.
Destaca-se neste projeto a grande agregação de esforços gerada entre diversos ‘stakeholders’ na área do cancro para que o mesmo fosse concretizado nos Açores.
Além de apoios e patrocínios de parceiros privados, e das instituições já referidas, o projeto conta com a parceria de diversas instituições, tais como o Ipatimup, Universidade Fernando Pessoa, IPO Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental EPE, EuropaColon e o Grupo de Abordagem de Lesões Percursoras e Cancro Precoce do Centro de Investigação do IPO do Porto.
O NCH-PT contou com uma taxa de sucesso de 20% das candidaturas elegíveis, correspondendo a um financiamento total de €103.626,76 distribuídos por projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB), coordenados por instituições em Portugal continental e ilhas.
O NCH-PT é um projeto coordenado pela AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da DGS (PNDO).
RL/GRA