O Secretário Regional da Saúde afirmou esta terça-feira que a intervenção de beneficiação prevista para o Centro de Saúde das Lajes do Pico, num investimento de 900 mil euros, permitirá melhorias significativas no edifício, por forma a “garantir uma melhoria na qualidade do atendimento aos utentes”.
Luís Cabral, que falava à margem da apresentação do projeto para a beneficiação e reabilitação daquele Centro de Saúde, destacou a importância desta intervenção em vários aspetos, salientando a criação de condições físicas para a implementação dos Núcleos de Saúde Familiar.
“Está prevista a criação de quatro Núcleos de Saúde Familiar no concelho das Lajes do Pico, pelo que se torna fundamental a adaptação do espaço para garantir um funcionamento de excelência, proporcionando aos utentes e aos profissionais de saúde as devidas condições assistenciais”, frisou o Secretário Regional.
Luís Cabral salientou que também se pretende com esta obra “fomentar o aumento da qualidade na prestação de cuidados, associada à melhoria das respetivas condições assistenciais, assim como o aumento de valências no domínio dos cuidados continuados”.
As melhorias significativas que serão criadas com esta intervenção vão também beneficiar os serviços de atendimento permanente e de ambulatório.
A empreitada de beneficiação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, prevista da Carta Regional de Obras Públicas, visa ainda a melhoria da articulação funcional entre espaços e circuito do utente, assim como a adequação do internamento, fisioterapia e áreas comuns às exigências de um serviço efetivo de cuidados continuados.
O incremento de qualidade da infraestrutura será evidente também, não só na beneficiação geral dos espaços, como na reformulação da rede elétrica e de gases medicinais.
A intervenção tem um prazo de execução entre 12 e 16 meses, condicionado à menor perturbação da atividade de prestação de cuidados durante a sua realização.
GaCS/RL Açores