O Projeto Qualprotur foi apresentado na sexta-feira ao final da tarde no Auditório Municipal das Velas. Uma iniciativa do Município das Velas em parceria com o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge que visa dignificar aquela que é a oferta turística do concelho das Velas nas suas mais diversas vertentes, desde o turismo religioso, por exemplo, ao turismo de aventura e natureza.
Na apresentação deste projeto, Luís Silveira, o Presidente do Município, referiu que este é um sinal claro de que a autarquia está ao lado dos empresários, estando sempre disponível para os apoiar nas mas diversas áreas.
O autarca adiantou ainda que no que respeita a turismo, Alojamento, Gastronomia e Vivências são três dos motes na preparação de uma viagem e é nesses três aspetos que os empresários do concelho têm de pensar também.
Luís Silveira falou ainda na importância do bem servir no Turismo.
E mais uma vez, o presidente do Município voltou a destacar a transversalidade deste setor.
Para o autarca velense, esta é também uma forma de fornecer ferramentas de trabalho, uma vez que com este projeto são agora distribuídos pelos empresários locais uma série de brochuras, mapas e cadernos de viagem para que possam então depois entregar aos turistas que visitam o concelho das Velas.
Ora, e deste projeto Qualprotur – Qualificação e Promoção Turística – fazem, precisamente parte, vários elementos como um pocket guide com dados históricos, culturais e turísticos sobre todas as freguesias do concelho das Velas, um roteiro dedicado ao Divino Espirito Santo intitulada “Sob o Signo do Divino Espírito Santo”, um sobre Paisagens e marcas do tempo da Rota da Índia “Barcos virão e novas trarão”, que se debruça sobre os Fortes e muralhas existentes um pouco por toda a ilha e um outro roteiro intitulado “Ilhas de Fortuna – as Riquezas da Terra”, dedicada a factos históricos do povoamento de todas as ilhas da região.
Ainda no âmbito deste projeto foi feito um roteiro sobre os Museus e Núcleos Museológicos da ilha de São Jorge.
Foi também criada uma brochura designada AMAR São Jorge – Vida Costeira com a compilação de todas as Zonas para Banhos e Atividades Náuticas na ilha de São Jorge, sendo ainda disponibilizado um Caderno de Viagem destinado aos turistas mais novos.
A apresentação de todo este trabalho ficou a cargo de Sandra Arduim, vogal da Comissão Transitória de Gestão do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge.
Ainda para os turistas amantes de ciclismo foi criado um Mapa de percursos cicloturísticos inseridos na Bikotel.
Sandra Arduim falou ainda sobre a estruturação das Experiências, destacando o website exploresãojorge.com.
Presente nesta sessão de apresentação do Projeto Qualprotur esteve também Marcos Couto, Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, à qual pertence o Núcleo Empresarial de São Jorge, evidenciando o trabalho conjunto da Câmara do Comércio e do Município das Velas, e destacando o facto de mais projetos nesta área do turismo estarem já a ser trabalhados pelas duas entidades.
RL Açores