No âmbito do projeto TSTE – Taste Azores Sustainable Tourism Experiences, da Universidade dos Açores, em colaboração com o Museu Francisco de Lacerda e o Município Velas, serão realizadas, no próximo dia 30 de setembro, duas mesas redondas, respetivamente no Auditório do Museu Francisco Lacerda (10h00) e no Auditório Municipal de Velas (14h30), tendo como temática a preservação da gastronomia tradicional da ilha de São Jorge.
No evento, que será moderado pelo investigador da Universidade dos Açores, Duarte Nuno Chaves, terá como objetivo principal, contribuir para a salvaguarda, promoção e valorização das tradições gastronómicas jorgenses, parte integrante da gastronomia do arquipélago dos Açores.
Os vídeos do projeto TASTE, são documentários de cariz antropológico de durações variáveis, incidindo sobre a temática da gastronomia típica e tradicional dos Açores. Algumas das recolhas, devido às suas múltiplas vertentes, têm sido objeto de mais do que um vídeo.
Este projeto tem como objetivo, contribuir para a promoção do turismo no arquipélago, através da valorização da gastronomia e da produção vinícola, privilegiando a identidade regional, constituinte intangível do nosso património cultural.
Como metodologia de trabalho de campo, partimos da gravação de testemunhos de vida, para memória futura, de pessoas ligadas ao produto ou atividade da temática retratada em cada vídeo.
TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico) e pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores. Financiamento do PO Açores 2020 ACORES-01-0145-FEDER-000106.
RL/MFL/TA