
“Mais uma vez, o Bloco de Esquerda assumiu o papel de cobrador de dívidas”. Paulo Mendes, deputado do BE, referia-se ao facto de o Governo Regional ter pago os valores em falta aos beneficiários do COMPAMID, apenas depois de ter sido entregue uma iniciativa legislativa do BE com este objetivo. Situação semelhante ao que já aconteceu no passado relativamente a outros pagamentos em atraso por parte do Governo Regional, considerou o parlamentar.
O BE recebeu, no mês passado, algumas queixas de beneficiários do COMPAMID que davam conta de um atraso de cinco meses no pagamento de despesas realizadas com a aquisição de medicamentos. No seguimento destas queixas, o Bloco de Esquerda enviou um requerimento com perguntas ao Governo Regional e levou ao parlamento uma proposta com carácter de urgência para que os pagamentos em atraso fossem efetuados imediatamente.
“Em resposta indireta ao nosso requerimento sobre esta matéria, o Governo Regional avançou finalmente com o pagamento daquilo que devia a quem menos pode nesta Região, e em resposta direta anunciou a sua decisão de agilizar procedimentos administrativos, de modo a reduzir o tempo médio de pagamento que atualmente é de 3 meses e meio”, disse Paulo Mendes.
Tendo em conta que o objetivo da iniciativa do Bloco de Esquerda foi atingido – uma vez que, entretanto, o Governo Regional regularizou os pagamentos em falta – a proposta acabou por ser retirada, tendo o deputado Paulo Mendes salientado que o BE continuará atento, e na expectativa de que o próximo pagamento seja efetuado a breve trecho, uma vez que o COMPAMID só foi pago até novembro.
GI BE Açores/RL Açores