“Protocolos com as freguesias vão permitir uma política de cuidados de proximidade”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em S. Miguel, a política de proximidade que o Serviço Regional de Saúde tem mantido com os Açorianos através dos postos e unidades de saúde nas várias freguesias dos Açores.

Luís Cabral, que falava à margem de uma visita ao Posto de Saúde dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, salientou o trabalho da Junta de Freguesia na recuperação do edifício onde está instalada a unidade de saúde, considerando ser um “bom sinal de parceria entre o Governo Regional e o poder local na proximidade dos cuidados de saúde”.

Na ocasião foi assinado um protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional da Saúde e a Junta de Freguesia dos Arrifes que visa dar continuidade à remodelação das unidades de prestação de cuidados de saúde em proximidade.

“Com a inauguração do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada passamos para uma segunda fase, que consiste na remodelação de unidades de saúde em toda a Região, tendo em conta que queremos garantir uma proximidade nas freguesias, especialmente com este neste novo modelo dos núcleos de saúde familiar”, frisou o Secretário Regional.

Luís Cabral adiantou que este modelo de protocolo foi também assinado com as freguesias da Relva e da Covoada, estando para breve a assinatura também com a freguesia da Maia, todas na ilha de São Miguel.

O Secretário Regional da Saúde apelou a todas as freguesias dos Açores para que estabeleçam este tipo de protocolo, de forma a trabalharem no sentido de dotar os postos de saúde de condições adequadas.

“Esta é uma parceria que deve existir entre as várias freguesias e o Governo dos Açores, no sentido de se proporcionar as melhores condições para a implementação dos núcleos de saúde familiar, assim como para os utentes que usufruem desses espaços”, afirmou Luís Cabral.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta