Provas eliminatórias regionais para a mais antiga competição nacional de técnica escutista

O CNE – Corpo Nacional de Escutas, através da Junta Regional dos Açores, leva a efeito, esta  segunda-feira, 10 de abril, a segunda de 3 provas eliminatórias regionais para apuramento da equipa açoriana que irá representar a região no TECOREE, a maior e mais antiga competição nacional de técnica escutista direcionada para a terceira secção – Pioneiros (dos 14 aos 17 anos) – e que culmina na grande final que se realizará em Idanha-a-Nova, de 7 a 10 de Setembro.

O TECOREE – Torneio Nacional de Técnica Escutista, inclui um conjunto de desafios que abrangem as principais áreas da prática escutista e põe à prova os jovens escuteiros que encontram nesta atividade tudo aquilo que ao longo de anos vão aprendendo e partilhando uns com os outros: nós, amarrações, código morse, homógrafo, agilidade e capacidade de resolução de problemas, cartografia e orientação, entre outras. Têm, também, que competir respeitando um conjunto de regras e procedimentos que efetivamente os diferenciarão de todos os outros escuteiros e que elevam o espírito de equipa, liderança, partilha e entreajuda.

À final só chegam as 50 melhores das 359 equipas que, este ano, estão em competição, com mais de 2100 pioneiros envolvidos, distribuídos pelas 20 regiões portuguesas em que o CNE está presente.

A prova desta segunda feira, realiza-se na ilha Terceira pelas 10h, na sede do Agrupamento 803 São Carlos, em Angra do Heroísmo e, de novo, é a segunda de 3, sendo a próxima na ilha Graciosa (15 de abril).

RL/CNE