A Vice-Presidente do PS Açores considerou que o ano de 2025 representou “uma oportunidade histórica, provavelmente irrepetível, para o desenvolvimento da Região”, que acabou por ser desperdiçada pelo atual Governo Regional.
Segundo Cristina Calisto, os Açores beneficiaram da melhor conjuntura de sempre: “Nunca tivemos tantos fundos comunitários para investir, mais receitas fiscais e da Lei das Finanças Regionais e ainda um número recorde de turistas a consumir produtos regionais e a gerar emprego”. Uma conjuntura positiva que, sublinhou, foi alavancada “pela iniciativa privada e pelo trabalho dos açorianos”.
No entanto, essa oportunidade foi, na sua perspetiva, “desperdiçada pelo pior Governo Regional que os Açores já tiveram”. A Vice-Presidente do PS Açores apontou o agravamento do custo de vida para a maioria das famílias, uma crise profunda na habitação, o crescimento preocupante das dependências, problemas graves na Saúde, dificuldades no setor das Pescas, a crise da SATA e falhas nos transportes aéreos e marítimos de passageiros e mercadorias.
Cristina Calisto alertou ainda para a situação dramática vivida por muitas IPSS, os atrasos na execução e nos pagamentos dos fundos comunitários e o crescimento acelerado da dívida pública regional, “a um ritmo de cerca de um milhão de euros por dia”.
Para Cristina Calisto, 2026 tem necessariamente de ser “muito diferente”. “Este Governo tem de mudar ou arrisca-se a ser mudado”, defendeu, sublinhando que o PS Açores continuará a exercer uma oposição responsável, exigente e construtiva, baseada no rigor, na apresentação de propostas e na afirmação clara de que existe um caminho alternativo para a Região.
RL/PS






















