PS e PSD devem assumir responsabilidades de problemas dos transportes aéreos, considera Aníbal Pires

Aníbal Pires, primeiro candidato da CDU à Assembleia da República pelo círculo dos Açores afirmou hoje, na Cidade da Horta, que “o PS e o PSD têm de ser responsabilizados pelos constrangimentos à mobilidade dos açorianos, pois foram estes dois partidos que conceberam e impuseram o novo modelo de transportes aéreos para a Região”.

Aníbal Pires lembrou que o PCP nos Açores sempre defendeu a redução do tarifário dos transportes aéreos e que, no caso das ligações para o exterior, esse tarifário deveria ter um teto máximo. Esta era, segundo o candidato “a única forma de deixar os residentes devidamente protegidos”.

Aníbal Pires condenou ainda “a hipocrisia política do PS e do PSD pela forma demagógica e irresponsável como se têm manifestado na resposta às reais e legítimas queixas dos açorianos que, ou não têm lugares disponíveis para sair ou entrar na sua ilha, ou têm de pagar elevadas tarifas, em alguns casos muitas centenas de euros, para viajar para o continente”.

Aníbal Pires lembrou ainda que numa Região “onde o rendimento médio das famílias é dos mais baixos do País, a maioria dos açorianos fica impedido, tal como já estava, de viajar para o exterior”.

O candidato da CDU afirmou, também, que “o PS e o PSD dividem entre si a paternidade deste novo modelo de transporte aéreo e os seus benefícios. Estranho é que quanto às queixas dos cidadãos e mesmo dos agentes económicos o PS fique quedo e mudo ou anuncie o que sabe que a SATA não consegue cumprir e, por outro lado, o PSD sacuda a água do capote e remeta a responsabilidade para a incapacidade da transportadora aérea regional”.

Referindo-se à recente tomada de posição do PSD Faial sobre os constrangimentos à mobilidade dos faialenses e às queixas dos agentes económicos, Aníbal Pires lembrou que “a TAP abandonou a rota do Faial logo após a entrada em vigor das novas OSP e que o PSD nada fez para inverter essa decisão, como ainda veio indiretamente dar o seu apoio à privatização da transportadora aérea nacional”.

Aníbal Pires apelou aos açorianos para que “levem o seu descontentamento até ao voto, penalizem a hipocrisia política do PS e do PSD e apoiem quem sempre manteve uma posição firme de defesa de um modelo de transporte aéreo que sirva todas as ilhas e todos os açorianos”.

GI CDU Açores/RL Açores

Deixe uma resposta