O presidente do PSD Açores assegurou, esta quarta-feira, na Ribeira Grande, que o projeto que pretende apresentar aos açorianos “tem como objetivo protagonizar um novo ciclo para a Autonomia dos Açores, capaz de responder aos problemas da geração mais qualificada de sempre e que se transformou na geração mais desempregada de sempre”.
Duarte Freitas, que falava na abertura da primeira sessão pedagógica sobre a Autonomia que o PSD Açores vai realizar em todas as escolas profissionais da Região, alertou para o perigo de “se confundir a ineficácia do governo regional socialista com incapacidade da Autonomia para resolver os problemas dos açorianos”.
“O PSD Açores é a força da mudança necessária para os Açores e aquele que melhor pode responder às necessidades dos jovens açorianos”.
“Temos o maior desemprego jovem do país, das maiores taxas de abandono e insucesso escolar da União Europeia e não foi a Autonomia que gerou esta realidade. Quem governou os Açores durante os últimos 18 anos é o único responsável por estes maus resultados”.
“Foi a Autonomia que permitiu que os Açores tenham a geração mais qualificada de sempre e foram as políticas socialistas que geraram o maior desemprego jovem de sempre”, disse Duarte Freitas, garantindo que o PSD/Açores “vai apresentar aos açorianos um projeto de mudança capaz de inverter esta situação e de dar aos jovens soluções para que possam ajudar a Região a crescer e a desenvolver-se”.
“Os jovens precisam de apoio e não de tutela”, garantiu Duarte Freitas, defendendo para os jovens dos Açores “mais apoio para as suas ideias inovadoras e menos dependência do poder político”.
“Um jovem ou um empresário com uma boa ideia não deve estar dependente das opiniões de um membro do governo” disse.
Duarte Freitas acrescentou ainda que um governo presidido por si “dará grande atenção aos graves problemas de coesão que se estão a registar nos Açores”.
“Hoje um dia, um jovem das Flores ou da Graciosa tem menos oportunidades do que um jovem de São Miguel ou da Terceira. Esta realidade tem contribuído para acentuar divergências entre as diferentes ilhas dos Açores e não contribui para resolver nenhum problema, nem ajuda a resolver os problemas dos jovens”.
“O PSD Açores tem um compromisso muito forte com o desenvolvimento coeso da Região”, assegurou.
GI PSD Açores/RL Açores