O presidente do PSD/Açores reafirmou o “empenho e o compromisso total do partido para que a reforma necessária do sistema autonómico seja feita em diálogo com todos os partidos regionais, com os parceiros sociais e com a própria sociedade açoriana”.
Duarte Freitas, que falava em Ponta Delgada na sessão de abertura do segundo debate público do grupo de trabalho “Pensar a Autonomia do futuro”, disse acreditar “ser possível um entendimento que melhore a Autonomia sem prejudicar ninguém”.
O presidente dos sociais democratas açorianos lembrou algumas propostas como a redução do número de deputados, assegurando, no entanto, que o “PSD/Açores sempre quis que essa discussão seja feita sem comprometer o principio da representatividade das ilhas e também da pluralidade do parlamento regional”.
“É um facto que os Açores e os açorianos ficaram a ganhar com o aumento da diversidade partidária no Parlamento e ela não será condicionada”, acrescentou.
Duarte Freitas agradeceu ainda “a participação de todos os que aceitaram debater com o PSD/Açores propostas para os açorianos”. “Queremos que estes encontros sejam também uma prova da maioridade da democracia açoriana”.
“Não realizamos este debate para ouvir dizer que todas as propostas do PSD/Açores são boas e que todas as outras são más. Muito pelo contrário, fazemos este debate porque julgamos que ele é uma necessidade do momento histórico que atravessamos e porque acreditamos que a Autonomia só é forte quando todos participam e contribuem para o seu desenvolvimento”.
RL/PSD-A