Rafael Carvalho prepara edição de “Livro de Crónicas” sobre a Viola da Terra

O Músico Açoriano Rafael Carvalho está a preparar a edição do seu quarto livro. No entanto, não se trata de mais um livro técnico, como os seus três livros anteriores do seu “Método para Viola da Terra”, mas sim de um Livro de Crónicas.

Em 2018, e durante 20 semanas, Rafael Carvalho manteve uma rubrica semanal no jornal “Atlântico Expresso” onde apresentou diversas crónicas sobre a Viola da Terra: afinação, número de cordas, curiosidades, técnicas de execução e contextos onde a viola se insere.

O objetivo foi de apresentar um conjunto de textos com uma linguagem bastante direta e que ajudasse a conhecer melhor a Viola da Terra e a desmistificar alguns preconceitos em torno do instrumento.

As crónicas tiveram bastante recetividade, sendo algumas utilizadas com frequência nas Revistas periodais da Associação MiratecArts e tendo outras sido republicadas no jornal “Ilha Maior” da Ilha do Pico.

Nesta fase está a ser feita a revisão dos textos e atualização de informações consideradas pertinentes. Também se está a proceder ao agrupamento dos mesmos por temáticas, uma vez que as crónicas foram sendo apresentadas focando diferentes tópicos, semanalmente, para manter os leitores mais interessados, alternando crónicas mais técnicas com outras mais focadas nos contextos e curiosidades sobre a Viola.

Rafael Carvalho pretende apresentar o livro em outubro nas Comemorações do Dia da Viola da Terra.

Em 2021 haverá, pelo terceiro ano consecutivo as Comemorações deste dia nos Açores, cuja ideia e data surgiu no “CORDAS World Music Festival”, e o músico, professor e compositor Açoriano acredita que esta será mais uma achega para que se concretize a oficialização do “Dia da Viola da Terra” por parte do Governo dos Açores.

Imagem: Associação Viola da Terra

Associação Viola da Terra/RL Açores

Deixe uma resposta