
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que, com a reabilitação do troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, em São Jorge, o Governo dos Açores, “respeitando os compromissos assumidos, cumpre mais este objetivo, assegurando com esta obra maior conforto e comodidade aos utentes da via, bem como maior segurança na circulação”.
Ana Cunha lembrou, no entanto, que “a intervenção da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, no que respeita a estradas, não se fica por aqui, nesta ilha”.
O troço de estrada reabilitado e agora inaugurado foi intervencionado em duas zonas distintas, tendo a primeira, nas imediações do acesso ao aeroporto, um total de 233 metros, enquanto a segunda, que começa na Ribeira do Almeida e termina na zona da Igreja da Boa Hora, uma extensão de cerca de 2.500 metros.
Através desta obra, a via principal passou a dispor de uma largura mínima de estrada com seis metros e os entroncamentos e acessos particulares foram compatibilizados com a própria estrada, tendo sido também criada uma zona de estacionamento e passeios junto à Igreja da Boa Hora.
Além destas iniciativas, a obra integrou intervenções ao nível da drenagem, pavimento, sinalização e equipamento de segurança que garanta um trânsito mais seguro e fluido.
GaCS/RL Açores