Região com 16 novos casos e 20 recuperações

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 16 novos casos positivos de covid-19, sendo 13 em São Miguel, dois nas Flores e um em Santa Maria, resultantes de 1.720 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionado.

Assim, em São Miguel, no concelho de Ponta Delgada foram registados seis novos casos (um em cada uma das freguesias de Arrifes, São José, São Pedro, Fajã de Baixo, Capelas e Remédios). No concelho da Ribeira Grande há também seis novos casos (três em Rabo de Peixe e três na Matriz). No concelho da Lagoa há um novo caso, na freguesia de Água de Pau. Todos os casos diagnosticados em São Miguel referem-se a transmissão comunitária.

Nas Flores, mais dois novos casos foram diagnosticados nas Lajes, no âmbito da cadeia anteriormente identificada. Em Santa Maria, foi diagnosticado um novo caso, de um viajante, residente, com análise positiva ao 6.º dia.

Em igual período foram registadas 20 recuperações, sendo duas no Concelho da Lagoa, cinco em Ponta Delgada, dez na Ribeira Grande, uma em Vila Franca do Campo e por fim, duas na ilha Terceira em Angra do Heroísmo.

Estão presentemente 869 pessoas em vigilância ativa.

Estão internados 12 doentes, sendo 11 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, com um em Unidade de Cuidados Intensivos, e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

À data de hoje, a Região conta com 191 casos positivos ativos, sendo 181 em São Miguel, sete nas Flores, dois em Santa Maria e um na Terceira.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.946 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.602 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior.  Os Açores contam com uma cadeia ativa, nas Flores, e foram já extintas 201 cadeias.

Até ao presente realizaram-se nos Açores 452.172 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. A ilha de São Miguel encontra-se em Estado de Calamidade Pública, com todos os concelhos em nível de Alto Risco. As restantes ilhas estão em situação de Alerta, com todos os concelhos em nível de Muito Baixo Risco.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de abril, foram administradas nos Açores 79.589 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 56.419 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose (27,85% taxa de cobertura), e 23.170 pessoas com ambas as doses (11,44% de taxa de cobertura), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Autoridade de Saúde Regional/RL Açores