Região quer continuara a aprofundar “participação no processo de integração europeia”, afirma Pedro de Faria e Castro

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, reafirmou hoje, em Ponta Delgada, que é objetivo para os Açores o aprofundamento da Região no “processo de integração” das políticas da União Europeia”.

O governante, que falava em Ponta Delgada no final de uma reunião com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, sublinhou que este “foi mais um encontro para aprofundar a participação Açoriana no processo de integração europeia”.

É com o Governo português que trabalhamos”, no sentido de “fazer valer as preocupações, as necessidades, as vontades e a energia dos Açores no processo europeu”, sublinhou ainda o governante.

Enquanto Região Ultraperiférica (RUP), de pleno direito da União Europeia, a melhor estratégia para defender todos os constrangimentos passa pela “compreensão da União Europeia” para as especificidades de um território como os Açores, vincou ainda.

Hoje temos um novo contexto que tem a ver com a nova estratégia da União Europeia para as RUP”, que permite aos Açores “apresentar novas ideias, novas matérias” para este processo de integração.

O encontro com Tiago Antunes decorreu no âmbito da visita de trabalho aos Açores dos Embaixadores da União Europeia acreditados em Lisboa, périplo que hoje termina na ilha de São Miguel.

GRA/RL Açores