Relatório do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos de 2022 revela evolução positiva na gestão de resíduos nos Açores

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, presidiu à sessão de apresentação pública do relatório do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR) de 2022, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

É com muita satisfação que constatamos que, de modo genérico, se continua a verificar uma evolução positiva na gestão de resíduos na Região, o que é determinante para o desenvolvimento sustentável dos Açores”, considerou, na ocasião

De facto, verificam-se bons resultados relativamente a diversos indicadores relevantes, desde logo em relação à produção de resíduos na Região. Em 2022, mesmo com a retoma económica e com elevados fluxos turísticos, registou-se uma ligeira redução da produção de resíduos, de 0,3% em relação a 2021, ou seja, cerca de menos 400 toneladas de resíduos produzidos, o que é um sinal de que se começa a atingir o objetivo de dissociar o crescimento económico da produção de resíduos”, revelou.

Também muito positivos, definiu Alonso Miguel, são os resultados referentes à taxa de preparação para reutilização e reciclagem nos Açores, que volta a subir, aumentando desta vez 3,4% em relação a 2021, fixando-se em 33,4%.

Ou seja, no espaço de dois anos, a taxa de preparação para a reutilização e reciclagem subiu 6,9%, o que representa uma evolução muito significativa”, vincou.

O governante frisou que “houve uma evolução positiva ainda em relação à valorização material e à taxa de retoma de embalagens, que voltam a subir 4% e 4,2%, respetivamente, em relação a 2021”.

Também ao nível da taxa de deposição de resíduos em aterro, se verificou novamente uma redução, neste caso de 1,8% em relação a 2021, contribuindo para os objetivos traçados no Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA 20+), recentemente aprovado na Assembleia Regional”, acrescentou.

Alonso Miguel declarou que “estes resultados demonstram um progresso assinalável da gestão de resíduos na Região, fruto das políticas e medidas que têm sido implementadas por este Governo nos últimos dois anos, mas que resultam também dos esforços significativos desenvolvidos pelos municípios, pelas juntas de freguesia, pelos operadores de gestão de resíduos e, individualmente, por cada açoriano”.

O Secretário Regional, realçou ainda, que “há um longo caminho no sentido de otimizar a gestão de resíduos na Região”.

Contudo, a implementação das 95 medidas previstas no PEPGRA 20+, a conclusão do Roteiro da Economia Circular, a reestruturação dos Centros de Processamento de Resíduos e o seu apetrechamento, a criação de guias metodológicos para a implementação dos sistemas PAYT, SAYT e RAYT, o Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de bebidas, entre outras medidas, “darão contributos fundamentais para atingir os objetivos definidos”.

Alonso Miguel asseverou ainda que a conclusão do Ecoparque de São Miguel dará também um grande contributo para atingir as metas definidas no PEPGRA 20+, em linha com as diretivas da União Europeia, sendo que neste momento já está em funcionamento a Estação de Tratamento Mecânico e que no próximo mês de julho será inaugurada a Central de Tratamento Biológico.

No início de 2025 está prevista a entrada em funcionamento da Central de Valorização Energética”, prosseguiu.

O Secretário do Ambiente sublinhou que é, no entanto, fundamental continuar a apostar na sensibilização e educação ambiental, na área da gestão de resíduos e da economia circular, sendo esse um dos focos da Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar, no âmbito da qual, nos últimos dois anos, se realizaram 463 ações, abrangendo cerca de 8 mil alunos e cerca de 1200 profissionais de ensino, para além das 238 ações de sensibilização, direcionadas ao público em geral, que abrangeram mais de 4200 participantes e diversas ações de esclarecimento e sensibilização direcionadas às entidades gestoras de resíduos e ao setor empresarial.

GRA/RL Açores