Requalificação urbana da frente mar da Horta publicada em Jornal Oficial

O Governo Regional dos Açores vai comparticipar financeiramente a nova fase da obra de requalificação urbana da frente mar da cidade da Horta, na sequência de um contrato ARAAL assinado entre o Executivo e o Município da Horta.

A empreitada, cujo dono de obra é a Câmara Municipal da Horta, terá um investimento global superior a três milhões de euros, garantindo uma comparticipação financeira da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas de €958.273,92, correspondentes a 50% do investimento não cofinanciado.

Na obra em causa, que surge no âmbito da empreitada de requalificação urbana da cidade da Horta – unidade de intervenção do troço central, está incluída a requalificação da via e da zona de circulação pedonal da Avenida 25 de abril para adequação e melhoria das condições de mobilidade suave e multimodal sustentáveis de circulação na via, do estado dos passeios, e da eficiência energética da iluminação pública, prevendo-se, ainda, a instalação de equipamentos e mobiliário urbanos.

A área de intervenção contempla 17.360 m2, compreendendo a envolvente ao Forte de Santa Cruz; Praça Central; Avenida 25 de Abril; Entroncamento com o Canto D. Joana; e Entroncamento com o Largo Duque D’Ávila e Bolama.

Futuramente existirá ainda outra intervenção na frente de mar da cidade da Horta, independente desta e relativa ao edifício de enraizamento da marina norte, que será da responsabilidade do Governo dos Açores, através da Portos dos Açores, e que estabelecerá sinergias importantes com a obra atual”, concretiza Berta Cabral.