Romeu Bairos criou música na montanha mais alta de Portugal

O jovem cantautor açoriano, Romeu Bairos, teve as honras de arrancar a programação, ao vivo, da oitava edição do Festival Cordas.

Este domingo, o desafio colocado pelo diretor artístico da MiratecArts e fundador do Festival Cordas, Terry Costa, começou de madrugada, com a subida à montanha do Pico. “De viola às costas, o percurso pode não ter sido o mais fácil, mas valeu a pena,” diz Terry Costa com orgulho do trabalho conseguido neste desafio para desenvolvimento futuro de criação de identidade nesta nova geração da música açoriana.

Acompanhado por dezenas de pessoas, lideradas por vários guias, em destaque João Xavier da empresa de animação turística Caminhando Pico, o artista foi apoiado pelo cineasta Ricardo Reis e o produtor musical André Reis, chegando à cratera da montanha ao nascer do sol.

“Foi muito especial festejar o dia mundial da música, a apresentar a minha arte, num sítio tão mágico, com os meus bons amigos André e Ricardo Reis,” admitiu o artista.

O concerto aconteceu de forma orgânica, providenciando ao artista uma experiência única. Além de estrear música, na sua nova Viola da Terra dos Dois Corações, o Romeu também conseguiu improvisar na montanha mais alta de Portugal.

“Para além do que estava planeado e do instrumental que compus, especialmente para o Festival Cordas, gravamos um som criado num abrigo da cratera da montanha. Os vídeos que gravamos, serão apresentados nos próximos tempos e espero que esta experiência me inspire a compor mais,” avançou Romeu Bairos.

Festival RTP da Canção, o The Voice, a série da Netflix “Rabo de Peixe”, grupo FOLKJADA, entre muitos outros projetos, levam Romeu Bairos a uma diversificada audiência. Esta foi a terceira participação com MiratecArts no Festival Cordas, e de certeza não será a última. 

O Festival Cordas continua até 8 de outubro, por todo o concelho da Madalena do Pico. Visite www.festivalcordas.com para a agenda pública. Artistas participantes ainda visitam escolas e outras entidades privadas, assim providenciando música para os que têm menos acesso. Programação online também faz parte do festival, e a audiência pode acompanhar, de qualquer sítio do mundo, através das redes sociais do Facebook: Cordas World Music Festival, e Instagram: MiratecArts. 

Miratecarts/RL