
O Secretário Regional da Saúde assegurou na sexta-feira que a presença de ‘legionella’ na canalização do Hospital da Horta não representa qualquer perigo de saúde pública, frisando que foram tomadas as devidas precauções.
Rui Luís, que falava à margem do IV Fórum de Saúde do Nordeste, salientou que “a situação foi controlada”, destacando “o profissionalismo com que o assunto foi encarado e a forma rápida com que o Conselho de Administração e os técnicos do Hospital da Horta resolveram o problema”.
A situação foi detetada na sequência de uma análise de rotina ao sistema de águas, despoletada pelo Hospital da Horta, que aguarda o resultado das novas análises que serão realizadas segunda-feira pelo Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA).
“Se for necessário substituir a canalização da zona identificada, nós vamos imediatamente fazê-lo para que esse problema não se volte a repetir”, garantiu o titular da pasta da Saúde.
Rui Luís salientou ainda a importância das ações de formação desenvolvidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) junto de organismos públicos e privados.
GaCS/RL Açores