
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), coordenou, desde as 08h20 (horas locais) do dia 26 de março, o resgate de dois tripulantes masculinos, com 67 e 78 anos, de nacionalidade norueguesa, que solicitaram apoio por se encontrarem à deriva no veleiro “ISOGAIZA”, de bandeira norueguesa, a cerca de 260 milhas náuticas (482 quilómetros) a sudeste da ilha de São Miguel.
Durante a operação de salvamento marítimo foi empenhado o navio mercante “SEAQUEEN”, que apoiou na coordenação entre o MRCC Delgada e o veleiro norueguês.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou os tripulantes para o Aeroporto de Ponta Delgada – João Paulo II, na Ilha de São Miguel, onde aterrou às 18h50 (horas locais) do dia 26 de março, tendo sido recebidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o navio mercante “SEAQUEEN” e duas aeronaves da FAP (EH-101 e C-295).
Imagem: Comando da Zona Marítima dos Açores
Comando da zona Marítima dos Açores/RL Açores