São Jorge e Porto Santo são bons exemplos de destinos turísticos mais sustentáveis, afirma Sandra Pires, Arquiteta Paisagística do Turismo de Portugal (c/áudio)

Presente nas II Jornadas Atlânticas do Turismo, a convite do Município de Velas, esteve Sandra Pires do Turismo de Portugal, que defende que o principal objetivo é tornar Portugal um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, considerando Porto Santo e São Jorge dois bons exemplos.

Para Sandra Pires o turismo é parte da solução e não do problema, afirmando que “o turismo tem tudo para garantir os recursos turísticos”.

A arquiteta paisagística do Turismo de Portugal fala ainda na importância das comunidades, considerando que “seja qual for modelo turístico não podemos esquecer das comunidades locais, seja pela oferta que têm para dar, seja para também fazerem parte da cadeia de valores”.

Sandra Pires aponta o setor do turismo como um setor exigente, explicando que atualmente os turistas são cada vez mais sensíveis ao tema da sustentabilidade, afirmando, ainda, que “já não se quer o turista de massas”, mas sim o que tem essa sensibilidade .

De recordar que as II Jornadas Atlânticas do Turismo decorreram este ano na ilha do Sal (Cabo Verde), estando agendada a III edição em 2025 na ilha do Porto Santo (Madeira).

RL