Saúde e Acessibilidades: dois temas de destaque na primeira reunião tida esta quarta-feira com a Autarquia de Velas, no âmbito da primeira visita Estatutária do Presidente do Governo Regional a São Jorge (c/áudio)

Depois de passar pela Ilha Graciosa, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, deslocou-se a São Jorge esta quarta-feira para iniciar o seu primeiro dia de Visita Estatutária na Ilha.

Iniciou a sua visita, reunindo-se com o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira.

Ora, após a reunião, o Presidente do Governo destaca a preocupação por parte do Autarca relacionado com a questão da saúde, frisando que vai aproveitar esta visita para estar presente no Centro de Saúde, bem como, apresentar à população o projeto de reabilitação do mesmo.

Ora, para além disso, José Manuel Bolieiro falou da cedência por parte da Autarquia de um terreno para futuramente trabalhar na ampliação do Centro de Saúde de Velas.

Por fim, a última preocupação bastante debatida durante a reunião, é as acessibilidades de transportes aéreos e marítimos de passageiros, onde o Governante destaca a procura turística por São Jorge. Afirma ainda que “no quadro deste triângulo São Jorge parece ser a Ilha mais penalizada em acessibilidades de passageiros.”

Por sua vez, o Presidente da Autarquia, Luís Silveira disse aos jornalistas que estava satisfeito com a reunião, e espera que se encontre solução para os problemas e constrangimentos que “tardam a se resolver e que são determinantes para o desenvolvimento harmonioso da Região e da ilha de São Jorge.”

Luís Silveira disse ainda que sente vontade por parte do novo Governo em resolver as situações apresentadas durante a reunião, fica agora a expetativa que realmente se resolvam.

Para finalizar, o Autarca explicou que “uma Região como a nossa não se consegue desenvolver, se não tiver acessibilidades” e explicou dando o exemplo de se gastar cerca de duas horas e meia de barco de São Jorge até ao Faial, “ir de manhã e regressar à noite significa cinco horas de barco, o que não faz sentido” concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira.

Balanço tido esta tarde, após a reunião que aconteceu na Casa Museu Cunha da Silveira, e onde juntou a presidência e a vice-presidência do Governo Regional, bem como os Secretários Regionais, o Presidente da Autarquia das Velas, Luís Silveira e os vereadores Marco Almada e Raquel Furtado. Amanhã, quinta-feira, os Governantes irão visitar o Concelho da Calheta.

Laura Cabral/RL Açores