A Semana do Mar é o maior festival náutico do país, cuja dimensão é estendida para os âmbitos desportivo, cultural e lúdico. Nas palavras do Presidente da Câmara “um evento alegre, multifacetado, e que quer em terra, quer no mar, projeta o Faial a nível regional, nacional e internacional”.
Nesta edição, são cabeças de cartaz do palco principal: FADOalado; Nuno Guerreiro acompanhado pelas Sociedade Filarmónica Unânime Praiense e Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela; Welcome Party; Mickael Carreira; About the 90’s; Bárbara Tinoco; Festival Internacional de Folclore; Syro; Pedro Abrunhosa; e a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta.
Além do palco principal, o festival conta com 3 palcos temáticos designados por: Tradições, Filarmonia, e Mar, esclareceu o edil faialense, garantindo que “a nossa cultura e as nossas tradições voltarão a ser valorizadas”.
O autarca anunciou ainda que o programa irá dar maior relevância ao desfile de Marchas, a realizar-se na noite de sexta-feira (dia 4), mantendo o Dia do Triângulo, na quinta-feira, e o desfile com a participação de todas as freguesias do Faial no último domingo do evento, este ano com o tema “190 anos de elevação de Horta a Cidade. Destaca ainda que “respeitando a tradição, encontra-se incorporada a tradicional Missa de Nossa Senhora da Guia, na Ermida, com procissão terrestre e marítima”.
“Este ano o Festival apresenta várias novidades, nomeadamente a realização do espetáculo infantil Miss Cindy e o Parque Mágico, no palco principal; a realização de dois bailes nos dias 4 e 5 de agosto no Palco das Tradições; e ainda uma nova localização dos restaurantes, que este ano se situarão entre a piscina Municipal e a Praia da Conceição” revelou o Presidente da Câmara.
A Semana do Mar 2023 engloba ainda a Festa do Livro da Horta, organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça; um espaço dedicado ao artesanato em parceria com o CADA, a Expo-Açores Artesanato; provas desportivas e momentos culturais organizados por diversas entidades; a Tech Zone, no Centro de Marcha; animação infantil; o espaço bebé; e rastreios de saúde e sensibilização.
Carlos Ferreira fez ainda referência à Carreira do Mar, que “oferece uma solução adicional de mobilidade na deslocação para o recinto, a partir da PSP, todos os dias entre as 20H00 e a 01H00”.
A conferência de imprensa serviu ainda para anunciar que a faialense Cristina Carvalho será a Rainha da Semana do Mar 2023, papel desempenhado na edição anterior por Mariana Pereira.
No final da apresentação, Sandra Medeiros interpretou a Marcha Oficial da Semana do Mar, com letra de Victor Rui Dores e música de Filipe Fonseca.
A Semana do Mar decorre este ano no Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa) e Avenida Machado Serpa e Estádio da Alagoa (Fayal Sport Clube), entre os dias 4 e 13 de agosto.
CMH/RL Açores