Serrão Santos pretende avanços na Sociedade Azul

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos organiza, esta quarta-feria, em Bruxelas, uma conferência intitulada “Sea for Society”. Na conferência, que conta com a presença de mais de uma centena de personalidades europeias e nacionais ligadas ao mar, participa uma comitiva açoriana constituída por operadores marítimo – turísticos, associações de defesa ambiental, administração regional e jornalistas.

O evento, organizado em parceria com o Intergrupo do Parlamento Europeu “Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, promove um compromisso de ação para tornar a “Sociedade Azul” uma realidade, proporcionando a troca de ideias e a identificação prática de estratégias para o futuro.

O plano de ação do “Sea for Society” juntou personalidades, instituições e operadores económicos de 12 países para desenvolver o potencial dos Oceanos e soluções para a exploração sustentável dos recursos marinhos.

As organizações e os participantes individuais terão a oportunidade de assinar um compromisso para se tornarem, através da mudança positiva nas suas atividades pessoais e profissionais, percursores da implementação da “Sociedade Azul”.

A valorização dos recursos do mar por via da sua exploração sustentável, assim como uma política internacional de transparência dos dados científicos relativos aos oceanos, têm sido prioridades de Ricardo Serrão Santos. A participação da comitiva açoriana dá sequência à estratégia de promoção da participação da sociedade açoriana nos debates europeus dos seus setores. A fileira do pescado participou numa audição sobre a pesca nas regiões ultra periféricas, e no inicio do ano, uma comitiva do setor agrícola desenvolveu uma jornada de sensibilização para as especificidades regionais, num cenário de embargo russo e fim das quotas leiteiras, tendo a este propósito reunido com congéneres europeias.

GI Eurodeputado/RL Açores

Deixe uma resposta