O Secretário Regional da Saúde afirmou esta quinta-feira, ser necessário refletir sobre a Telemedicina, por ser “uma das áreas fundamentais para o Serviço Regional de Saúde” e que deve ser “encarada dessa forma por todos os profissionais”.
Luís Cabral que falava na sessão de abertura do 1º Encontro de Telemedicina do Serviço Regional de Saúde, a decorrer em Angra do Heroísmo, referiu que se deve “ver a Telemedicina como o futuro do Serviço Regional de Saúde”.
O responsável pela pasta saúde transmitiu aos profissionais de saúde a relevância deste projeto e do seu desenvolvimento na Região, por “aumentar a acessibilidade dos utentes a consultas de especialidade e a qualidade e segurança da resposta nas diversas áreas e na eficiência do serviço”, como forma de “despertar a consciência dos profissionais” para a sua importância.
Luís Cabral voltou a frisar os vários projetos de telemedicina que estão a ser desenvolvidos nos Açores e os benefícios que estes trazem para o serviço, justificando a realização deste encontro como forma de sensibilizar os profissionais para as mais-valias desta tecnologia no Serviço Regional de Saúde e ainda com perspetivas de que “no futuro esta será uma vantagem significativa”.
O 1º Encontro Regional de Telemedicina do Serviço Regional de Saúde é uma iniciativa da Saudaçor, SA. e realizou-se durante o dia de ontem no Centro Cultural de Congressos de Angra do Heroísmo, contando com a presença de vários profissionais de saúde nacionais e regionais que vão apresentar as experiências do Serviço Regional e Nacional de Saúde em telemedicina.
GaCS/RL Açores