Já são um marco no calendário das Festas de Verão em São Jorge. Começam esta sexta-feira e decorrem até terça-feira, dia 15 de agosto, as Festas de Nossa Senhora do Rosário. A RL Açores esteve à conversa com Sandro Costa, o pároco da freguesia dos Rosais e membro da Comissão Fabriqueira da Paróquia, que organiza a festa, que nos falou um pouco mais sobre o programa deste evento que tem uma importante componente religiosa mas também profana.
No que diz respeito à parte religiosa, destaque para o tríduo preparatório, mas sobretudo para a missa e Procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário no dia 15 de agosto, terça-feira, com o padre Sandro Costa a destacar a enorme devoção que há na ilha à Nossa Senhora do Rosário.
No que diz respeito à parte profana da festa, o pároco anuiu que, de facto, este ano o cartaz não é tão chamativo em termos de nomes no panorama musical nacional como em outros anos, frisando que, este ano, pretendeu-se dar maior destaque às bandas locais e regionais, contando apenas com um artista vindo do Continente, Rui Bandeira, que atua no dia 15 de Agosto.
Destaque para a atuação dos FadoAlado, da ilha Terceira, já esta sexta-feira. No sábado, 12 de agosto, sobem ao palco principal a banda jorgense Tributo e os Pé de Dança. No domingo destaque para a atuação dos terceirenses Myrica Faia e da banda jorgense Memory Box. Já na segunda-feira, 14 de agosto, atua a banda vinda de São Miguel “The Code” e no dia maior da festa, 15 de agosto, sobe ao palco o artista continental Rui Bandeira.
Destaque igualmente para a vertente cultural da festa com a atuação dos Grupos de Folclore da ilha e para o Grupo de Folclore da Casa do Povo da Madalena do Pico e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, da Madeira. Haverá ainda atuação de filarmónica e provas de TT.
Uma festa com um programa completo que conta ainda com tasquinhas e um restaurante sempre a funcionar.
Sandro Costa recorda as dificuldades sentidas no último ano, uma vez que a Festa de Nossa Senhora do Rosário em 2022 foi sempre acompanhada de chuva, o que dificultou o seu sucesso, sendo que este ano a expectativa é que seja melhor mesmo com um cartaz mais regional, com a comissão fabriqueira a apostar também em duas grandes Touradas no Largo da Igreja.
Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário que têm início já esta sexta-feira com Tourada pelas 17h30. Pelas 21h30 a tradicional Cantoria ao Desafio. Pela meia-noite destaque para o espetáculo com o Grupo FadoAlado e para terminar a noite a animação musical fica a cargo do DJ Louis.
RL