O IPMA – Delegação Regional dos Açores prevê uma descida acentuada da temperatura nos Açores, devido à entrada de uma massa de ar polar fria e instável.
Assim sendo o IPMA prevê para esta terça e quarta-feira (dias 17 e 18 de março), mínimas de 7–9 °C no Grupo Ocidental e 3–5 °C nos Grupos Central e Oriental.
A temperatura máxima prevista é de 10–12 °C no Ocidental e 8–12 °C nos Grupos Central e Oriental.
O IPMA prevê ainda a ocorrência de aguaceiros frequentes, podendo ser de granizo e com trovoada; Possibilidade de neve acima dos 800 m nos Grupos Central e Oriental. Vento mais intenso, aumentando a sensação de frio.
Considerando as previsões, o SRPCBA recomenda a população a adotar as respetivas medidas de autoproteção, nomeadamente:
- Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, mantenha ventilação adequada das divisões para evitar acumulação de gases nocivos;
- Evite utilizar dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre os aparelhos antes de se deitar;
- Tenha especial cuidado com instalações elétricas sobrecarregadas ou equipamentos de aquecimento próximos de materiais inflamáveis.
- Se conduzir, tenha especial atenção à acumulação de neve, granizo ou formação de lençóis de água nas estradas;
- Adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e aumentando a distância de segurança;
- Se possível, evite circular em vias afetadas pela acumulação de granizo ou neve;
- Verifique o estado e a pressão dos pneus da sua viatura;
- Evite circular com veículos pesados, articulados, com reboque ou de tração traseira nessas vias;
- Evite deslocações desnecessárias, tanto a pé como de viatura, para zonas afetadas por neve ou granizo;
- Não se dirija a zonas de montanha ou locais elevados apenas para observar neve, pois as condições podem deteriorar-se rapidamente;
- Restrinja ao máximo os movimentos de pessoas e veículos nas áreas potencialmente afetadas.
RL/SRPCBA






















