Temporada Cultural 2021 – Concerto de Rui Baeta e Coros da Ilha de São Jorge (c/áudio)

Aconteceu no passado domingo, 1 de agosto, um espetáculo de canto, no âmbito da Temporada Cultural 2021 na sequência da formação vocal orientada por Rui Baeta, no Auditório da Escola Básica e Secundária da Calheta.

A Rádio Lumena falou com o Diretor Regional da Cultura, Ricardo Tavares, que estava presente no auditório, diz que se trata de um evento que faz parte da Temporada Cultural do Direção Regional da Cultura, sendo que um dos objetivos é levar eventos desta natureza para as ilhas mais pequenas.

O Diretor Regional da Cultura disse ainda que faz parte dos planos trazer o profissional Rui Baeta de volta à Região, para que possa dar formação noutras ilhas.

Por sua vez, Rui Baeta, barítono profissional, que deu formação de canto aos presentes e que atuou, diz ser importante haver este tipo de formações a pessoas que fazem parte dos coros, havendo uma aprendizagem, quer por parte dos amadores, quer por parte dos profissionais.

Sendo esta a segunda vez que Rui Baeta esteve na ilha, faz um balanço muito positivo destes dias de formação, e diz estar disponível para voltar à Ilha e dar mais formações de canto deste tipo.

Neste espetáculo, houve uma estreia, cantou-se uma música composta por Antero Ávila, natural da ilha do Pico, que esteve em São Jorge para formação de músicos, escreveu uma peça em homenagem à poetisa Jorgense, Filomena Serpa.

Evento que foi o resultado de uma formação orientada pelo formador Rui Baeta contou com a participação de um sexteto de metais, um pianista e alguns grupos corais religiosos da ilha e onde também estiveram presentes o Grupo Etnográfico da Beira e o coro José Damião de Almeida.

Imagem: Luís Cabral

Laura Cabral/RL Açores

Deixe uma resposta