A Torre da Urzelina é um marco histórico da freguesia e da ilha de São Jorge que remonta à erupção vulcânica de 1808 em que apenas a Torre da antiga igreja “sobreviveu” ao rasto de destruição deixado pela lava e detritos do vulcão. Ora, um marco histórico que agora tem gerado grande polémica na freguesia.
De acordo com André Silveira, o presidente da Junta de Freguesia da Urzelina, foi recentemente, aquando de trabalhos de conservação e manutenção deste importante património da freguesia, que os trabalhadores se viram impedidos de realizar as suas tarefas por alguém que alega invasão de propriedade privada, o que levou à suspensão dos trabalhos por parte da Junta de Freguesia.
André Silveira considera que este foi mesmo um episódio “menos feliz” e reforça que a Torre da Urzelina é da freguesia e dos Urzelinenses.
Em total consonância com André Silveira está Luís Silveira, o presidente do Município. Por ocasião da inauguração do Parque Multiusos Armando da Cunha Narciso, Luís Silveira revelou que a autarquia já está mesmo em contacto com o advogado do Município para resolver esta situação. O autarca reiterou mesmo que a Torre da Igreja é da Urzelina e não de privados.
Imagem : Freguesia Urzelina
RL Açores