
O Governo Regional dos Açores, as Câmaras Municipais da ilha Terceira e os criadores de toiros de tourada à corda acordaram ao fim da limitação de realização de touradas à corda logo que seja alcançado o nível de 85% da população vacinada na Região, ou percentagem inferior, desde que a ponderação consolidada dos fatores da incidência, número de internados e número de óbitos assim o sustentem.
A decisão foi tomada durante uma reunião tida esta tarde, em Angra do Heroísmo, promovida pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, e na qual participaram os presidentes das autarquias de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e a Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda.
No final, Clélio Meneses leu um comunicado conjunto, que reflete o consenso sobre a impossibilidade, reconhecida, de cumprimento das normas em vigor nas touradas à corda e define o critério para a retoma da atividade.
As partes concordaram também em desenvolver esforços no sentido de serem revistos e alterados os critérios regulamentares relativos a estes eventos, nomeadamente os que estabelecem o período da temporada taurina.
Todos apelam, por fim, à responsabilidade individual de cada um, atendendo à vacinação contra a covid-19.
GRA/RL Açores