Três quilómetros de uma zona pedonal e ciclovia de excelência – já foi inaugurado o Caminho do TEU, no concelho das Velas (c/áudio)

A obra foi concretizada pela Câmara Municipal das Velas e o investimento foi de sensivelmente 2,8 ME, financiado por fundos comunitários, que culminaram numa ciclovia e zona pedonal, de sensivelmente três quilómetros, que liga duas zonas distintas da Urzelina e que constitui agora um espaço de desporto e de lazer de excelência, segundo Luís Silveira. Foi inaugurado esta segunda-feira o Trilho Ecológico da Urzelina – o designado Caminho do TEU. Uma obra há muito almejada pelo Município das Velas e que está agora concluída.

Um espaço privilegiado em termos ambientais, segundo avançou o autarca velense.

No seu discurso, Luís Silveira recordou que esta era uma obra almejada há já mais de 15 anos. Uma obra que foi difícil de concretizar, mas que foi possível graças também à população da Urzelina, reconhecendo aqueles que cederam a título gratuito os seus terrenos nesta zona do Caminho do TEU.

O autarca velense considera que esta obra vem trazer uma nova dinâmica à freguesia da Urzelina, em particular, e ao concelho das Velas em geral.

Falta apenas agora a ligação da iluminação pública ao longo deste caminho, uma parte da obra que está adjudicada à EDA, mas que está suspensa por questões ambientais que se pretendem agora ultrapassar com o auxílio do Governo Regional dos Açores.

Esteve presente na sessão de inauguração do Caminho do TEU o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, que considerou que esta obra vai trazer muito valor acrescentado para o concelho das Velas, destacando a requalificação ambiental e paisagística de todo este percurso.

Uma verdadeira singularidade a nível do património cultural e ambiental – é assim que Alonso Miguel classifica todo este percurso do Caminho do TEU.

O Secretário Regional que esta é uma obra que constitui um exemplo de desenvolvimento sustentável, que espera que possa ser inspirador para outras intervenções desta natureza por outras ilhas do arquipélago.

Luís Silveira
Alonso Miguel

RL Açores