
O senhor José Constantino, natural de Santo António e utente da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, na Vila das Velas, celebrou ontem o seu 100º aniversário.
Para o Diretor Técnico desta Casa de Repouso, Nelson Correia, este é um marco muito importante na vida do utente bem como, de toda a Instituição, congratulando-se por fazer parte de uma equipa que trabalha todos os dias para o bem dos utentes.
“Em meu nome pessoal é uma grande alegria. Em nome desta Instituição da qual eu represento, acho que ter um centenário na Instituição, principalmente nesta época que passamos é um grande orgulho e uma grande alegria quer para mim, quer para toda a equipa.” Refere o Diretor Técnico, Nelson Correia.
O centenário, senhor José Constantino “é um senhor completamente lúcido, consciente, orientado em tempo, espaço, pessoa, um senhor muito culto de grande leitura, sempre com imensas histórias e tem uma bagagem cultural que é difícil de encontrar nos dias de hoje.” Conta Nelson Correia à Rádio Lumena.
O utente que completou 100 anos teve direito a uma festa de aniversário na Instituição com a presença dos outros utentes e de toda a equipa, não podendo estar presente a família, devido à pandemia da covid-19.
“Infelizmente por questões de regras no âmbito da pandemia, o nosso utente centenário não sairá da Instituição, porque caso saísse, teria de fazer isolamento de 14 dias e a família optou por fazer o aniversário cá dentro. Nós estamos a organizar uma festa e vamos fazer um vídeo em simultâneo com a família quando lhe cantarmos os parabéns. Ele próprio compreende a situação, o que é incrível uma pessoa com 100 anos perceber que não pode estar com a família.” Adianta o Diretor Técnico da Casa de Repouso, o enfermeiro Nelson Correia.
A Rádio Lumena não pôde entrar na Instituição e conversar com o utente devido às regras implementadas pela pandemia da covid-19, porém, quer deixar os parabéns ao senhor José Constantino pelo seu centésimo aniversário.
Imagem: Casa de Repouso João Inácio de Sousa
Laura Cabral/RL Açores