O candidato do PSD/Açores à Assembleia da República António Ventura assegurou esta quinta-feira que os deputados do partido vão trabalhar para garantir que o futuro acordo de livre comércio entre a Europa e os Estados Unidos traga um “efetivo benefício para os Açores”.
“Na Assembleia da República e, enquanto deputados, trabalharemos pra que o acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos da América, que está a ser negociado entre os dois blocos, se traduza num efetivo benefício para os Açores”, afirmou António Ventura.
O candidato, número dois da lista social-democrata pelos Açores, salientou que este acordo de livre comércio “representa uma oportunidade para os Açores, pelo facto dos Açores se situarem no coração deste futuro mercado livre”, dado que a Região “pode aproveitar a quebra das barreiras alfandegárias entre os Estados Unidos e a Europa”.
“Este processo negocial entre os Estados Unidos e a Europa em muito pode contribuir para o desenvolvimento da economia da Região, designadamente na criação de emprego local. Em especial, a ilha Terceira dispõe de estruturas aéreas e marítimas que podem ser ajustadas para apoiar este crescimento das trocas comerciais”, considerou.
António Ventura acrescentou que esta liberalização do comércio transatlântico “permitirá o aumento das trocas comerciais entre os dois blocos e consequentemente o incremento da circulação de tráfego aéreo e marítimo”.
“Os Açores, e particularmente a Terceira, encontram-se geograficamente situados entre os dois continentes nesta vontade de “Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento” e apresentam um conjunto de estruturas de apoio ao tráfego marítimo e aéreo, inclusive algumas a definhar por falta de uso”, disse o candidato social-democrata.
GI PSD Açores/RL Açores